SPELL

Scientific Periodicals Electronic Library

O Spell – Scientific Periodicals Electronic Library – consiste num sistema de indexação, pesquisa e disponibilização gratuita da produção científica publicada em periódicos nacionais. Tem como objetivo a promoção do acesso, organização, disseminação e análise da produção científica brasileira publicada em periódicos nacionais das áreas de Administração de Empresas, Administração Pública, Contabilidade e Turismo. Foi desenvolvido pelo IBEPES sob demanda da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (Anpad), que é a atual proprietária do Spell.

Atualmente, reúne mais de 65 mil documentos publicados por cerca de 140 periódicos, tendo sido alvo de quase 14 milhões de downloads. Entre outras funcionalidades, o Spell calcula indicadores bibliométricos de impacto de periódicos e é utilizado pela Capes como uma das bases de dados para a classificação de periódicos do sistema Qualis.

Os resultados para a comunidade científica por meio do desenvolvimento da SPELL abrangem, entre outros aspectos:

  • Organização, visibilidade e valorização da produção científica nacional por meio de uma única plataforma web;
  • Democratização do acesso à informação a pesquisadores e estudantes, por meio do acesso livre e irrestrito a publicações de qualidade, em concordância com o movimento de Open Access Journals;
  • Produção de indicadores de uso e impacto de periódicos, fornecendo informações precisas a editores e demais entidades interessadas da comunidade científica;
  • Facilitação de análises bibliométricas e cientométricas quanto à sua organização social e estrutura intelectual ao longo do tempo.