Quem somos

Fundado em 2011, o Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas Sociais – IBEPES – é uma entidade sem fins lucrativos constituída por pesquisadores comprometidos com a geração de conhecimentos relevantes para a sociedade e com sua disseminação nos meios acadêmicos e na sociedade civil.

Desde 2018, possui a qualificação como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), nos termos da Lei nº 9.790, de 23 de março de 1999, conforme certificado atribuído pelo Ministério da Justiça.

O IBEPES atua na promoção do intercâmbio entre o conhecimento científico e as práticas organizacionais por meio de atuações de pesquisa, formação de capital humano, difusão de conhecimentos e projetos de cooperação junto as organizações públicas e privadas, com ou sem fins lucrativos.

O Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas Sociais – IBEPES – dedica-se ao estudo da relação entre organizações e sociedade, com especial atenção para a interação entre negócios e instituições sociais ligadas ao Estado, sociedade civil e mercado.

Para tanto, organiza suas atividades em torno de núcleos de pesquisa dedicados a temas específicos. Além disso, o IBEPES participa de redes de cooperação científica e de projetos especiais voltados para a difusão do conhecimento e da produção científica relacionada aos processos e práticas de organizações públicas e privadas em face das condições institucionais em que estão inseridas.

O IBEPES acredita que, por meio de suas atividades de pesquisa, projetos e divulgação científica, poderá contribuir com o aperfeiçoamento das instituições da sociedade brasileira promovendo o diálogo permanente entre academia, organizações públicas e privadas, sociedade civil e Estado.