ALEI

Núcleo de Pesquisa em Organizações, Lei e Sociedade

O Núcleo de Pesquisa em Organizações, Lei e Sociedade, analisa o ambiente legal das organizações, ou seja, as relações que se estabelecem entre organizações públicas, privadas e da sociedade civil face ao contexto legal constituído para regular suas ações.

É de interesse central compreender o sistema legal diante de seu formalismo expresso por leis, decretos, regulamentos, prescrições, sanções, entre outros dispositivos, e seus respectivos efeitos diretos e indiretos sobre as organizações. Por outro lado, procura-se também compreender como práticas organizacionais associadas à interpretação que fazem do ambiente legal influenciam o significado das prescrições legais, seu alcance, impacto e conteúdo. Nesse sentido, interessa analisar o envolvimento de organizações na configuração do sistema legal, especialmente no que toca à sua atuação política e estratégica, mas também como parte de um amplo sistema de relacionamentos que serve de sustentação às instituições legais da sociedade. Reconhece-se, com isso, o escopo plural em torno do modo como as organizações lidam com o ambiente legal, envolvendo relacionamentos, arranjos de governança e o sistema de crenças e valores que movem agentes empresariais, políticos, associações da sociedade civil, categorias profissionais, entidades do sistema de justiça, entre outros.

O ALEI adota uma perspectiva institucionalista, de base sociológica, para a análise da relação entre organizações e o ambiente legal. Fundamenta-se no institucionalismo organizacional e nos estudos sociolegais, procurando articular elementos formais e aspectos culturais e simbólicos do contexto social.